domingo, 21 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO ECOBATÍMETRO PARA A SUA EMBARCAÇÃO !!!



Um equipamento conhecido como eco-batímetro ou SONAR ( Sound Navigation And Ranging ), que através de um transdutor, sensor transceptor sônico), emite um pulso sonoro que viaja através da água em uma velocidade elevada, quase 4,5 vezes a velocidade do som no ar, até que encontre um obstáculo, quando é refletido, eco, ao ponto de origem onde é recebido de volta.

O equipamento, no momento da recepção deste sinal, calcula a distância que este alvo se encontra do transdutor pela mediação do tempo que levou o sinal para ir até o alvo e retornar, em seguida é processado e apresentado em uma tela gráfica.

O sinal emitido pelo transdutor se apresenta na forma de uma onda de energia sonora na faixa de ultra-som, identificável por um "click" ou estalido pausado e audível em frequencia que os peixes não ouvem ou sentem.

É importante entender que o Sonar não mostra uma imagem do ambiente subaquático em 3D e sim em 2D. Ele mostra coisas múltiplas, tais como um peixe e um arbusto ao mesmo tempo, mas não pode determinar de onde veio a sinal refletido. Portanto, o peixe e o arbusto podem estar localizados em qualquer ponto na área de cobertura de um cone imaginário, tendo como medida de base 1/3 da profundidade considerada a partir do transdutor. Precisamos treinar nossa mente para interpretar a imagem mostrada na tela.

A GARMIN International Inc. fabrica diversos transdutores tendo como referência uma série de itens, como: o tipo de barco, se motorizado ou veleiro e tamanho; a forma de montagem, se interno por cima do casco, inside the hull, também com inclinação auto compensada; se através do casco, throught the hull, e se por sobre a parede de popa, on the transom, a frequência de funcionamento, pode ser única, dupla ou de duplo feixe; a potência do sinal; quanto a sua função, pode ser somente para leitura de profundidade, ou para profundidade/temperatura da água ou para profundidade/temperatura da água/velocidade da água, correntes marinhas; dependendo do casco do barco pode ser fabricado com seu corpo em bronze ou plástico de alto impacto.

Para o funcionamento perfeito e eficiente do sonar, é necessária a correta instalação do transdutor.

Noções de medidas, ângulos, planos paralelos, análise crítica e boa dose de bom senso, são indispensáveis na sua instalação.

( Matéria do Engenheiro Bitchini para a Revista Boat Shopping ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário