O Jornal O Tempo de Belo Horizonte, de circulação nacional, veiculou no último domingo (24), uma reportagem especial com orientação do Sebrae/MG, enfocando que o planejamento é essencial no mundo dos negócios. Com o título “Planejar é a alma do negócio”, a reportagem indica que não basta abrir um negócio. É preciso ter estratégia e inovar sempre para manter o empreendimento.
O personagem principal da reportagem de uma página (a matéria foi veiculada na seção de Economia), é o engenheiro metalúrgico Mauro Maniglia, proprietário da Mergulho Sport Center, uma das principais academias da cidade.
Na época, a namorada dava aulas de natação em Franca, no interior do Estado de São Paulo, é Mauro Maniglia começou a reparar em Araxá havia poucas escolas para a pratica do esporte. Foi aí que ele decidiu: abrir o próprio negócio.
A ajuda da companheira que se mudou para Minas Gerais foi fundamental. Ele não entendia nada de natação e ela, nada de administração. E o negócio deu certo: “Eu tinha uma base de gestão que vem da engenharia. Depois fiz cursos no Sebrae e fui me esmerando em capacitação”, conta o empresário.
Mauro seguiu o caminho ideal traçado por especialistas em gestão empresarial. Para abrir um negócio com mais chance de sucesso, o primeiro passo é escolher uma área com a qual a pessoa tem afinidade. No caso, ele gostava de administrar e a esposa de dar aulas de natação. Depois estudaram o mercado, os concorrentes e o público potencial. “É fundamental ter uma experiência prévia em administração. Se não tiver, é preciso aprender, participar de cursos, conversar com os fornecedores, concorrentes e etc”, aponta o analista da unidade de educação do Sebrae, Cláudio Afrânio.
O planejamento, segundo o especialista, é um dos passos vitais para qualquer negócio. Fazer uma avaliação mais apurada do mercado, dos clientes e concorrentes, além de um levantamento financeiro do futuro negócio , pode ser decisivo. “É preciso ter bem claro quanto de dinheiro será necessário para comprar máquinas, equipamentos, aluguel ou compra do espaço, pagamento de funcionários, além do capital de giro. Tudo isso deve ser confrontado com a capacidade de geração de receita. É a chamada análise de viabilidade”, esclareceu.
Com o negócio crescendo e a demanda aumentando, Mauro teve que ampliar o negócio e abriu uma outra unidade da escola em uma região diferente da cidade. Um ano depois, em 1997, fez a terceira. Desta vez, investiu em um espaço de fitness. “Em Araxá, não tinha uma academia estruturada, então nós construímos uma com sistema de iluminação, ventilação e estrutura própria para o negócio. Não era um prédio adaptado, ele nasceu para ser academia”, destaca o empresário.
Outro tiro na mosca, de acordo com a reportagem, buscar um diferencial é uma das principais estratégias para quem quer crescer e se manter no mercado. “Nossa missão é trabalhar na área de atividade física transformando a vida das pessoas. E elas percebem esse diferencial”, concluiu o empresário.
Fonte : Sebrae
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