De acordo com dados de 30/09/2008 fornecidos pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) existem 1145 aeronaves registradas no Brasil, sendo 78% de helicópteros à turbina e 22% a pistão. A Helibras lidera o mercado brasileiro de helicópteros à turbina em operação, com 49% de participação, no mercado civil, destaque para o segmento governamental cuja participação é de 81%. No mercado militar sua participação é de 66%.
MERCADO CIVIL
Devido à versatilidade e segurança que proporciona, o emprego do helicóptero ganhou destaque e foi decisivo para o crescimento do mercado. Para os executivos, o helicóptero se transformou em importante ferramenta para driblar o caos do trânsito urbano e ganhar agilidade. A grande procura pelo transporte aéreo de passageiros contribuiu não só para o desenvolvimento das empresas de taxi aéreo, como também para o aumento da frota brasileira.
O cliente Helibras conta com toda a segurança que só um fabricante instalado no país pode oferecer. A presença da Helibras no mercado brasileiro garante rapidez de atendimento e baixos custos de manutenção, evitando as desvantagens com o envio de partes para o exterior.
Procurando atender às necessidades dos diversos segmentos, a Helibras traz para o Brasil, o que há de mais novo e moderno na gama de produtos da linha Eurocopter. A facilidade de manutenção oferecida pelas aeronaves proporciona custos operacionais reduzidos e grande disponibilidade
SEGMENTO CORPORATIVO
O segmento executivo vem crescendo de forma representativa nos últimos anos e possui cerca de 300 aeronaves em operação, das quais 46% são Helibras.
Isso porque o helicóptero possibilita uma redução considerável do tempo de transporte para os executivos e segurança no deslocamento entre o trabalho (escritórios / fábricas) e a residência.
A extensa gama de helicópteros leves e médios da Helibras/Eurocopter permite transportar de 3 a 10 pessoas. Esta gama inclui a família dos monomotores EC120 e Esquilo, os bimotores leves AS355NP, EC135 e EC145, assim como os bimotores de capacidade média, o Dauphin AS365 N3 e EC155 B1. Todos estes helicópteros integram os últimos avanços tecnológicos desenvolvidos pela Eurocopter ao longo de seus longos anos de experiência e liderança no mercado mundial de helicópteros
SEGMENTO GOVERNAMENTAL
As polícias militares do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais foram pioneiras na utilização do helicóptero como fator inibidor do crime. Hoje, as polícias do Distrito Federal e dos Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, , Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina operam com aeronaves Esquilo.
Com o helicóptero, as organizações governamentais podem realizar missões de patrulhamento da costa litorânea, resgate de vítimas em acidentes urbanos e rodoviários, transporte inter-hospitalar, combate a incêndios urbanos e florestais, apoio às operações de busca e resgate, determinação de efeitos de catástrofes terrestres e aquáticas, entre outras possibilidades. O helicóptero pode chegar muito rapidamente ao local de emergência e, através de observação aérea, prestar imprescindível apoio às unidades terrestres.
Atualmente, cerca de 90 aeronaves Helibras/Eurocopter são operadas por polícias militares e civis e corpos de bombeiros em todo o Brasil.
SEGMENTO OIL / GAS
Hoje a frota brasileira de Oil / Gas possui cerca de 110 helicópteros, a maioria em operação para a Petrobras – uma das líderes mundiais e principais exploradoras de petróleo em águas profundas. Com a renovação da frota da Petrobras para deslocamento entre as plataformas, que está movimentando esse segmento no Brasil, a Helibras prevê um aumento de sua participação nesse segmento, hoje representando 29%.
MERCADO MILITAR
A frota de helicópteros das Forças Armadas Brasileiras conta hoje com 227 aeronaves, das quais 67% - 148 são modelos Helibras. Integram a frota de uso militar, os modelos Esquilo (Fennec) mono e biturbina, Dauphin (Pantera) e Super Puma (Cougar), utilizados nas mais diversas missões, tais como transporte de tropa, busca e salvamento, apoio logístico, reconhecimento e ataque, defesa civil, vigilância de rios, áreas preservadas e fronteiras, apoio a navios de assistência à população ribeirinha e equipes de terra, entre outras.
Entre as várias adaptações que a Helibras realiza nos produtos Eurocopter para atender às necessidades das Forças Armadas Brasileiras está o desenvolvimento da instalação de armamentos nos helicópteros Fennec (Esquilo) e Pantera (Dauphin).
A Marinha foi o primeiro grande cliente da Helibras com a compra de 6 Esquilos nos anos 70, viabilizando a implantação da linha de montagem no Brasil. A Marinha utiliza há mais de 16 anos o modelo Super Puma, sendo que o mais voado da frota ultrapassou as 4.600 horas de vôo.
O Exército é o principal cliente da Helibras no segmento militar, contando com os modelos Esquilo, Panther (Dauphin) e Cougar (Super Puma), estes últimos recentemente incorporados. À exceção dos Esquilos, utilizados na formação de seus pilotos, todos os demais modelos podem ser armados.
A FAB, responsável entre outras atividades, pelo transporte de autoridades federais, utiliza os modelos Esquilo biturbina e Super Puma para executar esta missão. Desde 1987 vem formando seus pilotos nos modelos Esquilo. A principal atividade dos Super Pumas é a busca e salvamento no território brasileiro.
( Matéria Publicada no Site Oficial da Helibras ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário