Dentre as maiores riquezas do Brasil encontram-se, sem dúvida, suas várias formas de expressão cultural. Uma cultura plural, pujante, que nos identifica, nos diferencia e nos orgulha. Para o BNDES, contudo, cultura é ainda muito mais: é uma alavanca para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Brasil. A diversidade cultural do País é um grande ativo a ser empregado em prol da riqueza e do bem-estar da sociedade brasileira. A economia da cultura é um setor estratégico e dinâmico, tanto pelo ponto de vista econômico como sob o aspecto social. Suas diversas atividades geram trabalho, emprego, renda e são capazes de propiciar oportunidades de inclusão social, em particular para jovens e minorias. Para isto contribui sobremaneira a característica intrínseca da economia da cultura de atuar com a diversidade. Baseados em criatividade, idéias, conceitos e valores geradores de propriedade intelectual, os bens e serviços culturais são ativos intangíveis que integram a chamada "economia do conhecimento", base de sustentação das economias nacionais. No Brasil, a economia da cultura tem ainda vasto potencial de produção e distribuição de riquezas de forma sustentável. A missão do BNDES, portanto, é a de estimular e contribuir para o desenvolvimento das empresas criativas e dos agentes criadores, ampliar e dar mais eficiência ao mercado de bens e serviços culturais, com sustentabilidade econômica e ganhos sociais. Para tanto o BNDES oferece ao setor cultural um diversificado conjunto de instrumentos financeiros, com recursos não reembolsáveis, financiamentos e capital de risco, além de promover no Espaço BNDES exposições e espetáculos gratuitos e abertos à população, como o já tradicional Quintas no BNDES que, em 2009, completou 25 anos de existência.
Condições específicas de apoio ;
Linhas ; As linhas de apoio financeiro têm caráter permanente e podem ser concedidas a qualquer momento. As modalidades voltadas para a indústria e para o segmento de comércio e serviços, com destaque para o setor de edição de livros, podem ser aplicadas em investimentos na economia da cultura. Não esqueça que as micro, pequenas e médias empresas têm condições especiais de crédito.
Programas ; Os programas de apoio financeiro diferem-se das linhas de apoio por possuírem dotação de recursos e/ou prazo de vigência. O BNDES oferece os seguintes programas destinados ao setor cultural :
PROCULT, apoio ao desenvolvimento da indústria audiovisual brasileira, abrangendo todas as etapas da cadeia produtiva.
PRO-TVD Conteúdo, estímulo à produção digital de obras de audiovisual para TV pelas emissoras e produtoras independentes.
PROCULT, apoio ao desenvolvimento da indústria audiovisual brasileira, abrangendo todas as etapas da cadeia produtiva.
PRO-TVD Conteúdo, estímulo à produção digital de obras de audiovisual para TV pelas emissoras e produtoras independentes.
Fundos de Investimento ; O BNDES contribui para o desenvolvimento da indústria cinematográfica brasileira através de investimento nos Funcines, fundos de participação exclusivamente voltados para o setor audiovisual. O Banco também adquire Certificados de Investimento Audiovisuais dos filmes e animações escolhidos na Seleção Pública de Projetos Cinematográficos.
Recursos não-reembolsáveis ; O BNDES também incentiva o setor de cultura no Brasil através da aplicação de recursos não-exigíveis. As modalidades em que o Banco aplica estes recursos são:
Patrimônio Histórico e Arqueológico, apoio à preservação, restauração e modernização de instalações e melhoria da paisagem do entorno de monumentos tombados pelo IPHAN.
Patrocínio a eventos, destinado a acontecimentos de curta duração que contribuam para a difusão cultural no Brasil.
Preservação de acervos, apoio à preservação e segurança dos acervos de museus, arquivos e bibliotecas.
( Matéria publicada no site oficial do BNDES ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário