segunda-feira, 13 de junho de 2011

O CADASTRO POSITIVO AGORA É LEI !!!



A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE) avalia que da forma como foi sancionado o banco de dados do cadastro positivo não trará danos aos consumidores a dúvida é se gerará queda de juros.

A Lei 12.414 de 2011 foi sancionada com os três vetos ao projeto que criou o banco de dados com as informações dos consumidores em dia com seus financiamentos.

A dúvida da Associação é se realmente as instituições financeiras vão oferecer juros mais baixos aos bons pagadores e se na prática haverá mais facilidades para conseguir crédito.

A inclusão de dados pessoais no cadastro é optativa.

Entre os vetos está o dispositivo que impedia o cadastrado de cancelar o seu cadastro a qualquer tempo, se houvesse obrigação creditícia em curso. Também foi vetado o artigo que limitava o acesso gratuito do cadastrado a seus próprios dados.

A regulamentação da lei será feita por Medida Provisória e por projeto de lei. O projeto do Cadastro Positivo tramitava no Congresso há oito anos, se transformou em Medida Provisória no final de 2010 e virou Projeto de Lei de Conversão (MP alterada pelo relator) para ser aprovado.

O consumidor deve avaliar bem antes de autorizar o uso de seus dados para o cadastro, pois além da pontualidade de pagar as contas, outras informações sobre a vida financeira também serão pesquisadas e armazenadas. O risco é haver diversas categorias de bons pagadores sem muita transparência sobre os critérios usados na classificação.

Ainda haverá regulamentação à lei que deve deiinfir questões práticas como a quem o consumidor deve pedir o cancelamento do cadastro.

Fonte : Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Associe-se a PROTESTE, acesse : www.proteste.org.br

****************************************************************************************

ACOMPANHE ESTE BLOG PELO TWITTER, ACESSE ; WWW.TWITTER.COM/MARCELOGIL2000i

NO GOOGLE PROCURE POR M. GIL REPRESENTAÇÕES E INTERMEDIAÇÕES.

Á M.GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.

****************************************************************************************

ESTE BLOG PODERÁ SER MELHOR VISUALIZADO COM ZOOM DE 125%.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************