quinta-feira, 17 de março de 2011

PROTESTE AFIRMA QUE É POSSÍVEL CANCELAR PASSAGEM AO JAPÃO SEM ÔNUS !!!


A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor ( PROTESTE ), avalia que para resguardar a integridade há o direito de suspensão da viagem sem ser penalizado com desconto de milhagens ou multas.

Com base na previsão de risco à saúde e segurança, o consumidor tem direito de cancelar passagem já paga para o Japão, ou deixar em aberto por um ano, para o mesmo destino, ou ainda escolher outro. Caso não tenha interesse em manter a passagem o passageiro pode pedir o dinheiro de volta sem pagamento de multa.

Para a PROTESTE, o essencial é o consumidor resguardar sua integridade e atender as recomendações para evitar viagens ao Japão, já que envolve risco eminente a saúde e a segurança, com os problemas de vazamento de radioatividade, desabatecimento de energia e alimentos, entre outros. Esses fatores justificam o cancelamento sem a cobrança de multa e atualização de tarifa.

Para quem usou milhagem para compra da passagem e tem interesse no cancelamento a PROTESTE entende que não é cabível cobrar multa (geralmente em desconto do total de milhagem a quem se tem direito). Não se pode penalizar o consumidor em casos fortuitos ou de força maior como neste caso do Japão.

Os turistas estão protegidos pelo direitos básicos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor.Com fatos imprevisíveis como a tragédia que vem ocorrendo no Japão, é possível alterar o contrato, e os riscos por acontecimentos inesperados devem ser assumidos pela empresa. O Código dá ainda ao consumidor o direito à proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.

A Associação orienta os consumidores a procurarem as entidades de defesa do consumidor e, se forem associados, poderão ligar para +55 (21) 3906-3900, caso tenham dificuldade no cancelamento, ou sejam cobradas multa ou taxa pela desistência da viagem.

Fonte Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores.

Associe-se já a ProTeste, acesse : www.proteste.org.br

****************************************************************************************

quinta-feira, 3 de março de 2011

10 NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DA REVISTA EXAME !!!


Foto meramente ilustrativa.

1 - Família Schincariol renegocia sociedade. A família controladora da Schincariol, segunda maior cervejaria do país, está discutindo em sigilo uma mudança na estrutura da sociedade - um movimento que pode alterar dramaticamente a estrutura do mercado de cerveja no país.

2 - PIB brasileiro cresce 7,5% em 2010. A economia brasileira cresceu 0,7% no quatro trimestre de 2010 em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2009, a expansão foi de 5,0%, segundo dados divulgados pelo IBGE. No acumulado do ano, o PIB teve variação positiva de 7,5%, a maior desde 1986.

3 - Eike Batista passa a controlar 91% da Ventana após acordo. A AUX Canada Acquisition Inc., do bilionário Eike Batista, disse que controla 91 por cento da mineradora de ouro Ventana Gold Corp. depois que 73,3 por cento dos acionistas aceitaram sua oferta de aquisição.

4 - Ambev obtém lucro de 7,56 bilhões de reais em 2010. A AmBev divulgou seus resultados referentes ao ano de 2010. No ano, a empresa obteve lucro líquido de 7,56 bilhões de reais, valor 26,3% superior à quantia registrada em 2009.

5 - Lucro líquido da Gerdau cresce 144% em 2010. A empresa registrou lucro líquido de 2,4 bilhões de reais em 2010. O valor é 144% maior na comparação com o ano retrasado, quando o lucro da siderúrgica somou pouco mais e 1 bilhão de reais.

6 - Apple se mantém empresa mais admirada do mundo. A gigante tecnológica se mantém como a empresa mais admirada do mundo, conforme a lista publicada pela revista americana "Fortune", que situa em segundo lugar a Google, outra das grandes da Vale do Silício, e a empresa de investimentos Berkshire Hathaway, em terceira posição.

7- O lado gestor de empresas de Warren Buffett. Ex-nora de empresário e autora do livro “Faça como Warren Buffett”, fala sobre o estilo de administrar empresas do megainvestidor.

8 - Grupo EBX terá o maior complexo de energia da região Sudeste. Grupo EBX, do empresário Eike Batista, divulgou a obtenção da licença prévia para a construção da termoelétrica a gás natural de 3.300 MW da MPX, no Superporto do Açu, em São João da Barra (RJ), pela empresa de logística LLX.

9 - Brasil Ecodiesel fecha acordo com Petrobras para cancelar multas. A Brasil Ecodiesel e a Petrobras fecharam um acordo para “renunciar reciprocamente à cobrança de multas de parte a parte”, segundo comunicado enviado à Bovespa. O valor a ser estornado para a Brasil Ecodiesel é de 11,458 milhões de reais.

10 - Fibria anuncia que terá novo presidente em julho. A partir do dia 1º de julho, a fabricante de papel Fibria terá o atual diretor Marcelo Castelli como novo presidente-executivo. Castelli ficará no lugar de Carlos Aguiar, que deixará o cargo para assumir uma posição no conselho administrativo da empresa, em 2012.

Fonte : Site Oficial da Revista Exame.

****************************************************************************************

ACOMPANHE ESTE BLOG PELO TWITTER, ACESSE ;


****************************************************************************************